Nihon no Sekai – Berserk – Omegastation

Olá pessoas, aqui desta vez é o Wesley Pires seguindo com a seção “Nihon no Sekai”. Porém hoje este espaço será dedicado a mostrar uma das melhores obras, tanto em anime quanto em mangá, chamada Berserk.

Berserk foi criado por Kentaro Miura e começou a ser publicado em 1988 em uma pequena história piloto onde eram mostrados poucos personagens em uma história diferente da original (mas suficiente para receber premiações). Depois de tanto sucesso, em 1990 foi publicado o primeiro volume do mangá, começando o que viraria, em anos futuros, uma obra com enorme base de fãs por todo o mundo.

A história de Berserk tem como protagonista Gatts (chamado de “Espadachim Negro” em virtude de suas vestes de cor negra) que possui uma espécie de “espada” de aproximadamente 2 metros chamada “Dragon Slayer”. Além da “espada” ele é portador de um braço mecânico embutido em um canhão superpotente, uma besta de repetição que se acopla facilmente em seu braço, bem como algumas mini-bombas, adagas, flechas, etc. Mas, para que ele carrega tudo isso? Para lutar contra demônios. No início da história, vemos ele chegando em uma cidade à procura de um desses demônios, até que conhece Puck (um elfo com poderes curativos) que acaba se tornando companheiro (?) de Gatts em suas viagens.

GATTSUtrolls
Gatts e sua humilde “espada”

Após algum tempo, a história do Gatts antes dele se tornar o Espadachim Negro começa a ser mostrada e outros personagens também são revelados como Griffith, líder do grupo conhecido como “Bando do Falcão”, e alguns de seus membros como Caska (a única mulher do grupo possuidora de grandes habilidades), Judeau, Pippin, Rickert, Corkus entre outros. Griffith carrega consigo um estranho artefato chamado de Behelit, artefato que será decisivo na formação do caráter de Gatts.

Band_of_the_hawk
Bando do Falcão

A passagem do tempo em Berserk é algo notável, tanto na história em si quanto na melhoria do traço do artista. A profundidade que o autor dá às histórias dos personagens, tanto os principais quanto os secundários,  não é algo que vemos em qualquer obra já que cita, com detalhes, o porquê deles seguirem o que acreditam. Outra característica do mangá é que, apesar de ter todo um clima pesado e sombrio, há sempre momentos engraçados, normalmente protagonizados pelo elfo Puck apaziguando um pouco o clima tenso que perdura por toda a série.

Traço antigo vs Traço atual
Traço antigo vs Traço atual

Para aqueles que preferem animes, o fato de Berserk estar “incompleto” nessa mídia será a motivação para se migrar para o mangá, a fim de saber o desfecho dos acontecimentos mostrados.

12 thoughts on “Nihon no Sekai – Berserk – Omegastation

  1. CAR!! Berserk eh foda demais!!!

    MT bem desenhado, história mega cativante….mas tem q ter estômago pra ler

    Estou tentando acompanhar…mas a série é bem longa

    bom trsbalho senhor wesley

  2. Assisti o anime primeiro… e fiquei alucinado com o final!!! eu andava pela sala do meu antigo apartamento pensando: "E agora???". Eu não entendo lhufas de japonês…Desespero! Aí, finalmente começaram a publicar o mangá aqui no Brasil e eu pude dormir em paz, bem… mais ou menos!Berserk é uma das obras mais violentas e pesadas de qualquer mídia de todos os tempo! A coisa não é pra quem tem intestino fraco, não!

    Keyler "que griffith arda no fogo do inferno" Cardoso

  3. @Keiler
    Vale lembrar que se tu manja de inglês, tu pdoe ver fansubs estrangeiros, pois o mangá está muito mais adiantado no Japão do que aqui no Brasil

    Hah depois dessa gravação do cast, eu vou mandar em todos os email para podcast um Omega abraço. Já tô zuado mesmo =P

  4. HAH, Berserk… Seria ainda mais foda se as edições não fossem lançadas uma vez por década.

    Mas o anime tá aí pra isso e todas as outras edições valem à pena, então…

  5. Cara Berserk como o meu amigo diz não sei se é muita pretensão, mas é como se fosse um Senhor dos Anéis dos mangás, de acordo com o Miura ainda tá na metade da série. Ele agora tá com a sua trupe malhação e ele todo estourado muito engraçado. Além de matar demônios pode fazer hamburgeres com sua chapa que corta.

  6. Berserk é o melhor manga já feito em todos os aspectos: personagens, narrativa, arte, evolução, etc. Ponto.

    😛

    Esse eu faço questão de pagar os 5,90 e de acompanhar a edição BR, apesar de anteriormente já ter lido até o volume 20.

    Boa Wesley >:)

    Acho que também vou escrever um pouquinho sobre Berserk algum dia.

    Ah, e pra quem gosta do anime de Berserk e de animes em geral, tão circulando na net algumas imagens do que seria uma nova animação da série.

  7. Quando eu leio o mangá de Berserk me lembra em alguns pontos, principalmente naqueles "momentos introspectivos comigo mesmo" do Gatts, o grandioso e fodástico Lobo Solitário, conhece Tio Wes?

    Berserk marcou uma geracao inteira e eu pessoalmente prefiro o mangá, pois tive o privilégio de conhecer a obra numa época em que nao a tinhamos traduzida, mas ela vinha sem censura… totaly crazy…

    Otima materia tio. abraco

  8. eu queria saber quantos capitolos tem do berserk
    bem eu comesei a ler ele agora

    eu godtei muito dele mais
    eu ja li ele do 1 a 32 em um bilioteca publica
    foda ne mais tem pelo menos iso aqui

    valeu =D

  9. @Tayguara
    Cara, ainda está sendo feito mangá, mas em capitulos está no 306, sendo que a frequencia de lançamentos de episódios é beeeem esporádica. Mas vale a compra =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *