Nihon No Sekai – Projeto Tokusatsu 03- Metal Heroes – Omegastation

Aew galera, continuando nossas matérias sobre tokusatsu, falaremos do gênero favorito dos saudosistas brasileiros, o Metal Hero.

Metal Hero foi um gênero que é inteiramente atribuído ao corpo criativo da Toei Company, ou seja, não é uma única pessoa que o criou como Kamen Rider, Super Sentai e Ultraman. Surgiu nos brainstorms da Toei para criar uma nova série, pois no ano anterior estavam contando apenas com o super sentai Sun Vulcan, que era o super sentai do ano.  E com base na ficção cientifica que estava em alta na época com o lançamento e sucesso de Star Wars – o império contra ataca em 1980, alem de outros filmes e séries, surgiu um gênero de onde os heróis tenham temáticas tecnológicas que vinham do espaço.

Assim começa todo o gênero Metal Hero. Porem nem todos são espaciais, pois como os super sentais, a série foi se modificando, só que em muitos casos muito drasticamente mudando bem a estrutura básica, o que não houve com os super sentais onde o conceito básico só evoluiu. O Gênero Metal Hero pode ser dividido em Policiais do Espaço (Utchuu Keiji), Space Heroes, Individual Heroes, Rescue Heroes, Police Heroes, B-Figther e o depois. Essas divisões devem-se as mudanças das estruturas básicas, pois mudam muito do início ao fim dos Metal Heroes.

Os Policiais do espaço têm a temática básica de policiais de uma organização espacial que vem lutar com algum mal que veio parar na terra. Nesse grupo estão Gavan, Sharivan, Shaider. NosSpace Heroes são guerreiros de civilizações espaciais que seguem algum império como Jaspion e Spielvan.Nesse ponto chegam os individuals Heroes que são histórias sem seguir uma temáticas fixa entre elas nem ou com seu antecessores, como Metalder que tem a história inspirada em kikaider. Metalder é a história de um androide feito na segunda guerra, que é despertado para lutar contra o império das maquinas. Jiraiya é a história de um guerreiro ninja que tem uma armadura feita com o metal de um meteoro caído na terra  há milhares de anos, e tem com objetivo proteger PAKO, uma inteligência  artificial alienígena das garras da família de feiticeiros de dokusai. E em  Jiban, que é a história de um policial que é reconstruído com partes cibernéticas e  luta contra Biolon, uma organização que tem como objetivo transformar a terra em um lugar para vivencia de seus seres geneticamente modificados destruindo a raça humana . Até então  tudo

Exceedraft

rodava em torno de apenas um herói, com em alguns casos tendo ajudantes, mas nos Rescues Heros  a temática muda totalmente. Agora são equipes de resgate especial salvando pessoas de situações de extremo perigo com seus recursos tecnológicos, ou seja, mais de um personagem principal. Nesse tipo se enquadram Winspector, Solbrain e Exceedraft . Os Police Heroes servem pra tentar se renovar e voltar elementos antigos como em Janperson, que era um policial cibernético construído para patrulhar Tokyo.  Mas com o pouco sucesso o próximo foi modificado para um modelo misto com o Rescue Heroes com o Blue Swat, onde é um grupo de policiais especiais que usam seu equipamentos pra combater terroristas e sequestradores. Para fazer algo novo foi ignorado todos os conceitos inicias e uma tentativa de mudar o gênero de Metal Heroes, mas o que acabou aniquilando a franquia que foram os B-Fighter e B-Fighter Kabuto, que é um cientista que recebe aviso do rei dos insetos sobre a invasão de criaturas de outra dimensão e junto com a Earth Academia  criam  armaduras para ajudar a combater esses seres. Depois disso teve mais séries, porem como não voltou a ter sucesso dos primórdios do metal hero , a franquia foi voltada totalmente para as crianças, com histórias simples e sem carga dramática. Assim surgiu Kabutack, Robotack, que contava a história de um cão-robô que também era um detetive. E foi o triste obto de tão amada franquia em 1999.

Tantas modificações na franquia não faziam haver uma características muito forte entre os subgrupos a única que havia  era o tema metálico das armaduras  pois não trazer um tema característicos morreu em B-Fighter  pois a armaduras tinham temáticas de besouros.

Uma característica importante no gênero Metal Hero é que mesmo com muitas tiradas cômicas e personalidades diferentes, há uma certa imponência nos momentos sérios que rendiam muita admiração, principalmente nos mais antigos onde essa imponência do herói era muito mais clara e com certeza muito marcante para muitos fãs até hoje, o que é pouco encontrado em personagens dos outros tipos de tokusatsus.

No Brasil os Metal Heroes vieram em peso, trazendo um estrondoso sucesso, sendo que boa parte deles foi televisionados pela finada Rede Manchete. Vieram para cá Jaspion em 1988, Jiraiya em 1989 ,Jiban em 1990 e Spielvan, que era chamado aqui como “Jaspion 2”em 1991, Winspector em 1994 e Solbrain em 1995. Na Bandeirantes vieram Metalder e Sharivan em 1990, e houve uma troca entre a TV Gazeta e a Globo onde a Gazeta exibiu Sheider em 1991 e Gavan em 1992 e a Globo Gyaban em 1991 e Sheider em 1992. Bizarro né?!

VR Troopers

Como a franquia Metal Hero era da Toei, e estava com o contrato de divulgação no ocidente pela Saban, fizeram uma adaptações como em Kamen Riders e Super Sentais que só não foi pior que Black man, que era o VR Troopers,  que misturava Metalder com Spielvan, tanto monstros quantos vilões, e na segunda temporada também incluíram o Shaider que infelizmente passou aqui na TV Globo, e graças a isso não foi

Beetleborgs

possível a rê-exibição de Metalder e Spielvan.  Mas graças ao fracasso de VR Troopers pudemos ter exibidos aqui Winspector e Solbrain, mas o que não salvou os Metal

Beetleborgs Metallix

Heroes de  outras adaptações  que mais tarde foram feitas, Big Bad Beetleborgs e Beetleborgs Metallix, que adaptaram consecutivamente B-Fighter e B-Fighter Kabuto que passaram  na TV Globo (sempre ela, que desgraça) no final dos anos 90 e ficaram conhecidos aqui como Heróis por Acaso e que graças a Deus eu não assisti.

Embora os Metal Heroes tenham feito bastante sucesso aqui no Brasil, infelizmente não foi bem assim no Japão infelizmente, muito por esse motivo houve tantas mudanças drásticas no gênero que acarretou no seu fim prematuro e o seu esquecimento até hoje, mas muito da personalidade deles ainda está presente, principalmente nos Hensin Heroes atualmente, mas isso fica para uma próxima vez .

See you next time

Links

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_Hero

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toei_Company

http://www.portalsana.com.br/metal-hero-o-genero-esquecido-pela-toei/

http://www.sintaksu.hpg.ig.com.br/metal/index.htm#solbrain

http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_Hero_Series

http://wapedia.mobi/pt/Metal_Hero

http://en.wikipedia.org/wiki/Tokusou_Robo_Janperson

http://www.nebulosam78.com/blue_swat_01.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_SWAT

http://pt.wikipedia.org/wiki/VR_Troopers

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bad_Beetleborgs

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beetleborgs_Metallix

3 thoughts on “Nihon No Sekai – Projeto Tokusatsu 03- Metal Heroes – Omegastation

    1. @Fabio, Não há de que kra, tb era mega fã, espero que tenha gostado da matéria, da uma olhadinha nas outras acho que vc vai curtir

  1. Bom dia!!
    Para todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
    O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman—Guardioes-da-Terra

    Aqui fica também a sinópse para os interessados 🙂
    A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
    Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu…
    Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
    Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.

    Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *