Nihon no Sekai – Teatro Kabuki – Omegastation

Aew galera chegando a mais um Nihon no Sekai, e desta vez para diferenciar vou falar sobre cultura, mais especificamente sobre uma arte tradicional japonesa, o teatro Kabuki.

Primeiramente, O kabuki é uma forma de teatro mais popular do Japão e é levemente inspiradas no teatro Nô e no Kiogen , o significado individual de cada ideograma é canto (ka), dança (bu) e habilidade (ki), e onde a palavra kabuki pode ser traduzida como “a arte de cantar e dançar”. Uma das suas principais características é seus atores estarem sempre maquiados, alem do exageros tanto dos cenários quanto das atuações figurino e maquiagens.

O Kabuki surgiu por volta em 1603 criada pela sacerdotisa do templo xintoísta de Izumo, a Okuni, que começou em Kyoto uma companhia com um novo estilo de dança dramática. O grupo era composto só por mulheres que interpretavam tanto papeis masculinos quanto femininos, fazendo encenações sobre o cotidiano. Assim atingindo muita popularidade, mas também devido ao seu apelo era devido às sensuais e sugestivas performances o que fez em 1619 uma ordem governamental que proibiu a participação de mulheres, que foi piorando e em 1623 sendo proibido definitivamente vindo a ser reformulado e liberado em 1653, sendo  interpretado somente por homens adultos e agora com maior sofisticação e formalização. Em 1973 foi iniciada uma formalização do kabuki onde muitos elementos foram incluídos como o Hanamichi, que é uma seção extra usada no palco do kabuki. Consiste numa plataforma comprida e elevada, à esquerda do centro, que leva do fundo do teatro, pelo meio da platéia, até o palco principal. Geralmente é usada para entrada e saída de personagens, embora possa também servir para solilóquios e cenas paralelas à ação principal. Mas inicialmente não era usado na encenação, mas que permitia que os atores fossem até a platéia para receber flores, mais tarde sendo introduzindo até um palco giratório. Com o fim do xogunato Tokugawa em 1868 e a abertura do Japão para o ocidente, a cultura lutava para se adaptar à nova situação de não-isolamento, os atores batalharam para elevar a reputação do kabuki entre as classes mais altas e para adaptar os estilos tradicionais aos novos gostos, mas infelizmente na segunda guerra mundial, muitas casa de kabuki foram destruídas em bombardeios e sendo proibido  novamente sendo revogada só em 1947.

No kabuki o que realça os atores é a maquiagem estilizada. O pó-de-arroz é usado para criar a base branca e linhas contornam os olhos, os cílios e a boca para produzir as máscaras dramáticas. Cada cor está ligada a uma simbologia que representa o temperamento do personagem; assim, o vermelho retrata a ira, a cinza a melancolia, o verde os espíritos diabólicos, etc. Os cenários são ricos em cores berrantes com adereços por todo o lado, mas sem distrair o olhar do espectador e as trocas de cenário são feitas no meio da cena, com os atores no palco e as cortinas abertas. Contrarregras chamados de kuroko, sempre vestidos de preto e tradicionalmente considerados “invisíveis”, correm pelo palco colocando e tirando as peças de cenário. E a mímica possui força de expressão, os movimentos são feitos em alto nível de perfeição. Há um momento em que o ator (ou o grupo todo) para, congelado numa pose, os olhos enviesados, os braços estendidos, dedos rijos; o propósito é expressar o auge das emoções do personagem chamado de Mie.

Atualmente o Kabuki é estilo mais popular de Drama no Japão tendo muito de seus atores, reconhecidos também em cinema e televisão, onde as mulheres estão sendo aceitas novamente. Nele existente três modalidades: jidai-mono (peças históricas), sewa-mono (domésticas) e shosagoto (cenas de dança).

Em muitas séries, tokusatsus e games o kabuki é referenciado, quem não lembra do Kyoshiro Senryo, de Samurai Shodown, e no atual Ryuunosuke, do Samurai Sentai Shinkenger que ambos são atores de Kabuki?!

Bom, espero que assim como eu tenham aprendido um pouquinho mais sobre o kabuki. E see you next time.

See you next time

Referencias:

http://www.culturajaponesa.com.br/htm/kabuki.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kabuki

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1776580

http://www.mundoeducacao.com.br/japao/kabuki.htm

http://www.zashi.com.br/zashi_culturatradicional/379.php

http://www.portaldointercambio.com.br/destinos/intercambio_japao/cultura_e_lazer_japao/teatro-kabuki

6 thoughts on “Nihon no Sekai – Teatro Kabuki – Omegastation

  1. Eu jogava (também) com o Kyoshiro, mas as minhas preferidas sempre foram a Nakoruru e a Charlotte. Não sou muito fã de cultura japonesa em geral, mas Kabuki eu acho bem diferente e interessante.
    Ωabs. ^^

  2. Aeeee Dragão!
    Adorei! Super legal!
    Não conhecia muito sobre o teatro Kabuki, só tinha visto algumas referências mesmo.. ^^

    Omegabeijos! :*

  3. Ehh povo bunito desse teatrinho dos japoneis que o Trent adora, uahauauhauha.
    Falando sério, o Kabuki é influente a tal ponto que mangakas costumam usar alguns tipos de maquiagens em personagens de suas obras. Não recordo o nome, ams um inimigo em Yu Yu Hakusho usa maquiagem similar aos atores do Kabuki.
    Nihon no Sekai bombando o/
    Ω abraços

  4. Meu, eu acho teatro kabuki foda pra caraleo. Quando assisto Samurai X, fico pensando no quanto de kabuki tem em alguns personagens.

    Bela matéria!

  5. Eu jogava (também) com o Kyoshiro, mas as minhas preferidas sempre foram a Nakoruru e a Charlotte. Não sou muito fã de cultura japonesa em geral, mas Kabuki eu acho bem diferente e interessante.
    Ωabs. ^^

  6. Acho teatro kabuki um troço bonito pa caralho. Uma pena que não seja lá muito divulgado.

    Belo artigo, como sempre, dragón.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *