ESTAÇÃO 1UP 1ª edição FESTIVAL BOJOGÁ – Omegastation

LET THE CARNAGE BEGINS!! Sejam todos bem vindos a Estação 1 Up, a nova coluna voltada para o mundo dos games do Omega Station!

Há muito tempo não presenciava uma forma tão concreta da máxima “quem não quer manda, quem quer faz”. Em mais de uma década de eventos voltados para o público otaku, com a presença sempre constante de áreas voltadas para gamers que apenas cresciam a cada ano, eu sempre me perguntava o por que de não haver um evento voltado diretamente para isso. Não fui o único a pensar assim, o professor Daniel Gularte, arquiteto, pós-graduado em Design Digital, colecionador e entusiasta do mundo dos games entre outras coisas, não apenas pensou assim, mas meteu a mão na massa e fez acontecer.

De 13 a 31 de julho ocorreu em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste o BOJOGÁ, um grande festival em comemoração aos 50 anos dessa nossa grande paixão que são os vídeo games.

O festival contou com exposição de uma rica coleção de raridades pertencentes a Daniel Gularte com peças como nossos saudosos Super Nintendo e Mega Drive, vários dos modelos de Atari que tanto grudou minha geração por horas a fio na frente de uma TV. Mas contou também com raros consoles como Vectrex, Colecovision, PC Engine, entre outros desconhecidos pela maioria das pessoas, até mesmo gamers. Além desses, estão também em exibição velhos conhecidos do território gamer tupiniquim como os Dynavision 2 e 3, o Phantom System e o Topgame que foram versões mais acessíveis do bom e velho Nintendo 8 bits.

Uma das atrações da feira foi o Desafio Game Design onde vários grupos se inscreveram para uma espécie de gincana para a criação de um game.

Durante toda a duração da feira, ficaram a disposição dos visitantes vários consoles de nintendinho a Xbox 360, como também arcades e pcs para jogar a vontade.

Informação para todos os interesses reunida em um único lugar. Agradou a quem apenas queria matar a saudade, para aqueles que foram para se esbaldar de jogar, para os que têm curiosidade sobre a história dos vídeo games, mas principalmente houve muito material para aqueles que possuem interesse neste universo como profissão.

Uma infinidade de palestras e workshops foi oferecida durante praticamente todos os dias da feira.

Apenas para citar alguns:

Workshops

– Jogos multi-plataforma com Daniel Ruoso

– Modelagem e animação em 3D com Rafael Dias e Gustavo Fernandes

– Pintura digital com o professor Alexandre Vidal

– Engine de jogos em Blender Augusto César

– Programação de jogos com Marcos Guilherme

Palestras

– Games como profissão com Átila Correia da Virtue Games, Neil Armstrong fundador da Lunart e Paulo Ítalo da Ubisoft São Paulo

– Bastidores dos games com Daniel Gularte, Adams Rebolças, Jan Bosco, Falex Vidal, e Átila Corrêia

– Discussão sobre a cultura de jogos com o “doutor em vídeo games” pela PUC-SP Roger Tavares

Durante três semanas Fortaleza respirou vídeo games em todos os níveis, da criação ao “verme” desenfreado e fazendo do projeto BOJOGÁ um grande sucesso com direito a expectativas e especulações para o ano que vem.

A EQUIPE:

– Organizador e curador:

Daniel Gularte

– Coordenação:

Glaílton Faustino e Jonatan Oliveira

– RH:

Carol

– Supervisores:

Alberto Vidal, Wellyster, David, Ingrid, Luana, Patrícia

– Monitores

Celcio Bruno, Elionásio, Sibele, Diego, Bruno, Euriaelis, Francisco Jr, Reydon

Agradecimentos especiais a Glaílton Faustino, Jonatan Oliveira que foram extremamente solícitos e claro, a Daniel Gularte que cedeu alguns minutos de seu tempo apertado para falar sobre o projeto.

Mais informações procurem em:

http://www.bojoga.com.br/

Deixe seus comentários, críticas e principalmente sugestões de assuntos que gostaria de ver comentado aqui. Dependendo do sucesso da coluna surpresas virão! Fiquem com Kratos.

2 thoughts on “ESTAÇÃO 1UP 1ª edição FESTIVAL BOJOGÁ – Omegastation

  1. Olha só desconhecia que poderia existir algum evento de games assim tão interessante no Brasil. O publico de games no Brasil é muito mais antigo, mas parece que não tem a mesma força que os de otakus, porém já está na hora da gente mudar isso.

    Tive uma baita vontade de ir, quem sabe em uma próxima edição?

  2. Parabéns meu caro pela coluna,
    A respeito da inicitiava em Fortaleza é realmente muito boa e também é bom que alguem esta tentando mudar a cena de games aqui no Brasil.
    Coluna muito bem redigida e com um ótimo assunto de estreia.
    um grande abraço e parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *