Omega Debate – Inicio de um Podcast – Omegastation

Olá pessoas. Como podem ver, fiquei um tempo sem postar nada, além de podcasts. Resolvi escrever um pouco sobre podcasts, em uma matéria que irei dividir em 4 ou 5 textos pequenos, falando de diferentes aspectos em cada um deles. Neste primeiro texto irei citar algumas coisas recorrentes quando se começa o planejamento de um podcast. Só lembrando que este texto expressa apenas meu ponto de vista, e não serve como tutorial ou algo similar que o MetaCast faz. Fiquem à vontade para debater e discordar.

"E aí galera, está começando mais um Omegacast!"

Vejo muito pessoal se preocupando por não ter um publico alvo ou um foco definido para poder criar um podcast, porem a meu ver a prioridade não é criar um foco, e sim reunir um numero de pessoas que gostem de conversar, que tenham opinião formada e que desejam mostrar suas opiniões para o publico. De que adianta saber para qual publico será o seu cast, se os participantes não sabem como levar a ideia ao seu publico?

Quanto à temática, não se importe se já existir outro cast com o mesmo foco. O foco é o mesmo, mas as pessoas que transmitem as idéias são diferentes, este é um ponto. Porem se esta concorrência incomoda você, crie algum diferencial que faça o ouvinte sempre visitar você, mesmo que ele ainda escute o podcast X ou Y. Aliás, aceite um fato: são poucas as pessoas que ouvem apenas um podcast, devido à enorme gama de podcasts existentes. Se conforme, exclusividade neste meio é algo bem difícil.

Atenção é dificil de se conseguir...

Outra coisa que eu vejo em N podcasts é a capacidade de não absorver todas as formas de feedback mandadas pro ouvintes. É fato, se é feito algo para o publico e quando se fala algo como “mande emails para a gente”, é subentendido que você está aberto a sugestões e pode vir a melhorar com as criticas recebidas. É absolutamente normal um podcast morrer se ele não aprender a melhorar com as criticas.

Só para encerrar esta primeira parte do texto, há outras coisas a serem respeitadas, como prazos de entrega do áudio, formatos, feeds (caso seja interessante para os ouvintes, pois eu não uso feed, mas sei que é importante), entre outros pormenores opcionais, como banner no arquivo de áudio. Pronto, este é o meu olhar quanto aos que desejam começar um podcast.

Ah, e não seja um Wesley, compre um microfone decente e tenha uma net razoável.

Podcaster Profissional...NOT!

One thought on “Omega Debate – Inicio de um Podcast – Omegastation

  1. Poxa por isso que eu nunca tive vontade de eu mesmo começar um podcast, principalmente pelo compromisso com o público se por acaso eu for fazer um podcast, seria mais algo pessoal do que para público mais por minha própria diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *