Animação – A maior flor do mundo – Omegastation

Olá leitores do Omegacast, depois de uma ida ao velho continente, volto com minhas humildes indicações. Para marcar meu retorno e aproveitando o clima europeu, gostaria de indicar-lhes a animação A Flor Mais Grande do Mundo, de Juan Pablo Etcheverry, baseada no livro A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.

O conto foi publicado pela editora portuguesa Caminho em Novembro de 2001, e conta com ilustrações de João Caetano, ilustrador conhecido na Europa por seus desenhos em obras infanto-juvenis. No livro, Saramago “tenta” como alude o próprio, escrever uma história infantil:

” As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena…”

O texto é de uma delicadeza própria do escritor, repleto de ensinamentos e uma simbologia sutil em um exercício de reflexão, tanto para a mente mais pura e juvenil quanto para um adulto que há tempos perdeu o capricho pelos detalhes.

Curto com suas 36 páginas, o conto “passa” rápido, tal como a animação, que utiliza o Stop-motion mesclado com pinturas de paisagens, para dar uma nova leitura à obra desse mestre da literatura, além de realizar o desejo do próprio autor, que ao fim do livro anuncia:

“Este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para crianças…”

Não vou contar o conteúdo, pois o início e o fim da animação (narradas pelo próprio Saramago) vão ser suficientes para dar aquela vontade de lê-lo.

“E se as histórias infantis passassem a ser leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles realmente capazes de aprender o que há muito têm andado a ensinar?”

 

One thought on “Animação – A maior flor do mundo – Omegastation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *