Nihon No Sekai – Sakura – Omegastation

Sakuras_nihon_no_sekai (6)Quem é fã de cultura japonesa ou de animes e tokusatsus sempre se depara com muitos elementos da cultura japonesa, e o mais comum e conhecido são as flores de cerejeira ou Sakuras, está presente tanto em simbolismos quanto em nomes de personagens, animes com personagens femininas de nome Sakura é o que não faltam, mas já se perguntaram porque essas flores são tão citadas ?Sakuras_nihon_no_sekai (4)

Para os japoneses a sakura é muito importante, não só pelo seu simbolismo quanto pelo sua marca na terrinha do sol nascente. Essa belíssima flor tem muitos significados ela representa tanto a mulher a beleza feminina e a feminilidade quanto a efemeridade da vida, sendo muito utilizada como símbolo no Bushido que é o código de ética dos samurais sendo muito representada no Moku Hanga que são xilogravuras japonesas.

Sakuras_nihon_no_sekai (5)Ha algumas origens para o nome desta flor ser sakura, uma dela e de uma lenda japonesa onde diz que um certo dia desceu do céu nas proximidades do monte Fuji uma princesa chamada Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas” , e em sua decida ela se transformou em flor e se espalhou por todo o Japão.

Nas terrinhas nipônicas há sempre uma expectativa nos meses de março e abril pois é a época que ocorre a floração da sakura que ocorre como uma onda esse efeito eles chamam de sakura zensen que nessa época tem um momento especial nos noticiários e previsões do tempo dando o dia da em que as sakuras desabrocham em cada região, eles tem Sakuras_nihon_no_sekai (6)toda essa atenção toda com a floração pois ela é evento principal dessa época que é o Hanami que significa “Observar as flores” onde as pessoas ficam em parques vendo a floração das sakuras, onde fazem piqueniques comem e bebem sakê. Essa tradição já dura por volta de 10 séculos sendo um das tradições milenares japonesas.

As Sakuras tem diversas utilidades tanto decorativos quanto culinários, isso mesmo culinários, como a sakura é comestível existem diversos pratos e bebidas que são feitas com essa flor, ela pode ser usada para fazer uma bebida chamada sakurayu que é tipicamente servida em eventos como casamentos ou o Sakura Mochi que é um mochi envolto em folhas de sakura e servido assim.

No Bushido a sakura é um dos principais símbolos tanto que é o símbolo principal do exercito do Nobunaga Oda , um dos mais conhecidos personagens históricos do Japão, para o Bushido a sakura simbolizava e efemeridade de existência humana tanto que quando era morto um samurai seu corpo era coberto por sakuras.

Flor

Sakuras_nihon_no_sekai(7)No Brasil as colônias japonesas trouxeram varias mudas de sakuras mas em São Paulo só vingaram três variedades Okinawa, Himalaia e Yukiwari , e a maior concentração delas se encontram no Parque do Carmo zona leste de São Paulo onde todos os anos ocorrem, Esse ano será o 36º que será realizado nos dias 02 e 03 de agosto de 2014, mas não é o único lugar em São Paulo e ter esse festival no parque Sakura Home também ocorrerão festividades onde ocorrerá dos dias 02,03,09 e 10 de agosto de 2014. Não achei nenhuma outra localidade no Brasil onde tenha uma grande quantidade de sakuras e que se realizem esses festivais, se souberem por favor divulguem e comentem.

Atualização : Um dos meus canais favoritos do Youtube o Japão nosso de cada dia Publicou um vídeo sobre o hanami mostrando o festival em Ueda e como um ótimo complemento a matéria, então Obrigado Prit e Lohgann por esse excelente vídeo e por deixarem eu coloca-lo nesta matéria, e amigos assinem o canal deles que sempre tem muito videos excelentes

Atualização 2: Minha irmã tinha ido no Hanami do parque do carmo e depois que fiz a matéria ela me mandou as fotos que também estou colocando aqui, obrigado carola

Bom acho que já conseguiram tem uma ideia do quão embrenhado na cultura japonesa está essa tão singela e bela flor. Apreciem o Hanami e See You Next Time.

See You Next Time
See You Next Time

 

Fontes :

http://gambare.uol.com.br/2005/03/20/sakura-a-cerejeira-japonesa/

http://www.significados.com.br/flor-de-cerejeira/

http://www.flordecerejeira.com.br/sakura.asp

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/sao-paulo-celebra-a-florada-das-cerejeiras/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prunus_serrulata

http://www.samuraiseninjas.xpg.com.br/algunsheroes.html

http://cultura-japonesa.blogspot.com.br/2009/05/hanamatsuri-ou-hanami.html

http://www.conexaocampos.com/?p=2799

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *