Nihon no Sekai – Você é Otaku? – Omegastation

Bom, antes de qualquer coisa irei fazer a pergunta: Você se considera Otaku?

Evento_anime
Acho que todos ai são

No significado real da palavra, Otaku é aquela pessoa aficionada por alguma coisa, seja ela somente animes e mangás, ou action figures, tem que ser fissurada naquela coisa. Aqui no Brasil, normalmente o termo é associado àqueles que gostam da cultura japonesa e seus derivados, mais pendendo para os animes e mangás, e em alguns casos abrangendo também o J-Pop, J-Rock, Visual Kei, Tokusatsu (ou “Tokusaco”, como certos membros deste site dizem) dentre outras coisas vindas da cultura nipônica. Porem o termo anda sendo usado de maneira pejorativa.

Anatomia de um Otaku, segundo a internet
Anatomia de um Otaku, segundo a internet

Em longas conversas com meus amigos, um deles soltou a seguinte frase: “estão tratando os Otakus como idiotas. Eu sou Otaku, mas não sou idiota!”. De inicio eu zuei, mas depois fui ver e para os que não estão imersos nesse meio realmente somos tratados como tal. Normalmente em eventos de anime em geral, nos encontramos com pessoas com alegria excessiva, que se diverte com pouca coisa, ao ver seu personagem favorito sendo representado por alguém (os famosos cosplayers) ou então simplesmente pro ver alguns amigos que não costuma ver há muito tempo, salvo em eventos como este. Para nós, isso é absolutamente normal (eu sou esse tipo de pessoa), porem em alguns casos temos que dar o braço a torcer, pois algumas situações nos dão uma extrema raiva, como exemplo o excesso de “kawai,kawai” ou de outros termos nipônicos, como “sugoi”, “iosh” entre outras coisas. Mas há aquelas pessoas que temem ser chamadas ou se denominar otaku por conta da imagem que as pessoas fazem da gente, principalmente quem tem mais idade, já que para os não imersos nesse universo esse tipo de ação é “coisa de criança” ou coisas mais baixas que isso.

Conhece isso ai?
Conhece isso ai?

Porem, esse tipo de coisa nada mais é do que uma imagem feita superficialmente pelos outros. Ser Otaku não é apenas se vestir como seu personagem favorito ou ir em eventos. O simples fato de gostar de uma série, seja anime, mangá, Tokusatsu ou Live Actions já o torna um Otaku. Não tenha medo desse termo ser usado de maneira pejorativa, pois vale lembrar que antigamente o termo Nerd também era usado de forma ofensiva e hoje é uma condição que muitos afirmam ser com o peito aberto. Se gosta de alguma coisa, não mais tenha medo de mostrar isso, com medo da opinião alheia.

Porem é fato de que as características do publico Otaku rende inúmeras piadas na internet, e até mesmo entre os próprios Otakus. A prova disso é a página da Desciclopédia sobre o termo, mas só veja caso não se importe com opiniões diversas, pois o artigo é um tanto ofensivo para alguns mais puristas. Porem garanto que irá rir bastante e até achará algumas coisas com um certo sentido no artigo. Vejam no link:

http://desciclopedia.org/wiki/Otaku

Mesmo depois disso, eu ainda sou Otaku, e você?

11 thoughts on “Nihon no Sekai – Você é Otaku? – Omegastation

  1. è wes , eu sou otaku, tokufan hehehe

    achei boa a matéria. e eu sou bem estilão o kra só que em vez de camisa é camiseta e meu cabelo é curto hehehe

    mas kra vc não comentou o nomedado na imagem , pq Densha Otoko é um dorama que tem uma série de 13 episodios e 1 filme que conta a história de um otaku que se apaixona por uma garota que ele conheçeu no trem e tem a ajuda dos amigos da internet pra conquitar ela. é muito bom, e como o densha eu já consegui a minha erumis (Não entendeu assista o dorama Densha Otoko)

    e quem não sabe que aquele é o MOKONA porra !!

  2. @Dragão
    É que eu não assisto o Dorama, por isos não sabia quem era. E o lance do Mokona foi proposital, já que TODO mundo conhece o bicho =D.

  3. Sou otaku e digo isso com orgulho. Não me importo com as pessoas zuando, xingando, falando mal. Gosto e ** cada um tem o seu.

    Já fui em vários eventos de otaku (fui de cosplay tbm) e meu trabalho de conclusão da faculdade (vulgo TCC) é sobre Cultura Japonesa, então disse tudo!

  4. Aaiii adorei Wesley!!!
    Eu me considero otaku sim (mesmo o trent dizendo que não) e não tenho vergonha nenhuma disso. ^^

    Acho que é legal ser otaku, mas como tudo, se a pessoa começa a ficar muito bitolada e não quer saber mais de nada, não é uma coisa boa.

    E o Mokona é fofo! 😀

    Omegabeijos kawaii pra galera! HAUISHUAIS

    ;*

  5. Um texto muito bonitinho, Wesley. Gostei bastante.

    Eu não acho que eu sou otaku, mas eu já estive bem perto disso há pouco tempo.

    Acho que é legal ser otaku, mas como tudo, se a pessoa começa a ficar muito bitolada e não quer saber mais de nada, não é uma coisa boa. [2]

  6. Se for contar apenas pelo fato de gostar de anime/mangá/manhwa/cosplay/tokusatsu/j-music e coisas em geral, além de algumas vezes soltar alguns termos japoneses do nada, acho que sou otaku sim.

    Foi um texto muito legal, não ofendeu a ninguém que realmente gosta da coisa e se considera otaku e também serviu pra muitas pessoas que desconhecem esse mundo. E o Densha é um dos maiores ícones otakus na minha opinião xD Depois dele acho que só a Konata de Lucky Star. E o artigo da desciclopédia é bem ofensivo, mas na essência tem alguns toques da verdade.

    Se formos levar otaku ao pé da letra, como dizia vovó, tudo demais faz mal, pois é, pois é, pois é.

    E Sobre os termos, as vezes irrita >_> Tenho um amigo que vive repetindo "Yatta", "Sugoi", "Kuso aho", "nani", "hai", "omae" e por aí vai, quase infinitos termos, mesmo sendo do mesmo mundo e gostando de quase as mesmas coisas, enche o saco DIAHOUSDHOuishdoiuAHOdiHOAUSDHOIu

  7. Agradecido a todos que comentaram, de verdade. Eu queria mostrar a minha opinião quanto ao termo, e tambem minha revolta com o mal uso do termo e o preconceito no qual estamos espostos. E quanot a imagemdo otaku, posso dizer que sou o oposto, pois semrpe ando nos eventos de shorts, camiseta normalmente de anime ou jogos, e fico soltando gritos ensandecidos por lá =D.

  8. Na boa, não gosto muito de Otakus. Tenho amigos otakus sim, e vários, minha ex-namorada escreve e desenha YAOI pra se ter uma idéia. Porém eu não aguento nenhum desses amigos quando estão em um grupo de 3 ou mais, por quê? Por que eu me sinto um cara crescido no meio de uma creche, até hoje não conheci um otaku que não perde 10 anos de idade mental quando se encontra com 2 ou mais amiguinhos do mesmo gosto. E associar a palavra "Otaku" a quem gosta de Cultura Japonesa, pra mim, é apenas 'meio-certo', eu associaria a quem gosta de Cultura Pop japonesa comtemporânea (Animes, mangás, J-Pop, J-rock, travecões com roupa de Sephiroth, fanboys de Final Fantasy VII, etc.). Acho que se você tem lá seus 12 a 17 anos de idade, é até legal ser otaku, mas aí você aqueles cosplays amadores tiozões que parecem medicados com as piores substâncias químicas vindas das farmácias de manicômio e agindo como minha prima de 6 anos, é foda.

    Eu gosto de contos, lendas e da história do país e acho que estou longe de se comparar com o pessoal da primeira foto, sim, eu assisia Manchete, eu via Cavaleiros do Zodíaco e vejo até hoje, mas não me fazem ler livrinhos caros, em preto e branco e lidos de trás para frente, nem me fazem juntar toda a tralha que tenho em casa e as maquiagens e produtos para cabelo da minha mãe só para parecer um dos personagens e passar vergonha em eventos.

    Não tenho nada contra meus amigos otakus, nem as pessoas otakus que venho a conhecer, acho que cada um é livre pra fazer o que quiser, e merecer minha amizade e adimiração vai além do fato de você ser otaku/gay/nerd/cavalão de academia/orkuteira fútil, tenho amigos de todo tipo. Só não me venha falar comigo de Final Fantasy/Naruto/Cosplay… e principalmente de ANIME FRIENDS, vocês podem induzir um atentado terrorista no Brasil por isso. xD

  9. Cara ser Otaku hoje em dia que é o certo, embora alguns animes tenha um nivél de violência um pouco forte, outrossão bons para ensinar conduta amizade…. vamos dizer que olhar aquela coisas como Chaotic e Ben 10 (MEU DEUS como alguem gosta disso)….tenha dó né?

    Há ja fui descriminado por ser otaku e olha que naum aparento ser…(MAS SOU COM MUITO ORGULHO) e não fico dizendo “kawai e sugoi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *